Sobre Mindwalk "Ponto de Mutação" (Direção de Bernt Amadeus Capra).

Marta C. G. Braga disse "É pirante você pensar que uma cadeira é feita de possibilidades.O átomo é uma possibilidade. No entanto, essa cadeira existe..é concreta". Como isso acontece? Sistema é a resposta. Jogo de consequências. Só existe sistema através de interligações. Uma coisa leva a outra. Os fótons são unidades, partículas que ocasionalmente surgem a partir da diferenciação de energia dos elétrons quando excitados. Ou seja, quando um deles é excitado o seu nível de energia aumenta e depois diminui voltando ao seu estado natural. Quando isso acontece uma luz é emitida, e é justamente a frequência diferenciada desses fótons que faz com que exista uma luz azul ou verde, amarela ou laranja. Estamos presentes nessa contínua rede e nem ao menos sabemos. Se não fosse esse sistema, essas interligações, possivelmente nem os fótons e nem muitas outras coisas aconteceriam proporcionando outras tantas. É assim que funciona o mundo. É assim que funciona o Design.

Quando colocamos as pessoas em questionamento sobre a palavra em si, o seu significado, todas diziam mais palavras que pudessem definir aquilo. Certo ou errado, não estamos entrando na questão do que realmente significa Design. O que está em pauta aqui é a maneira como essas palavras se inter-relacionam formando, então, um conceito. O Design possui um sistema que ocasiona o seu conceito. O conceito é a consequência do sistema. Cada relação entre palavras, quando postas em caixas imaginárias, obedecem a um certo processo de classificação. Qual o critério que será utilizado para projetar, por exemplo, uma sala ou um site? Qual o critério que será utilizado para projetar um vídeo? O designer tem que entender como funciona a cabeça do seu cliente, tem que ser um pouco psicólogo, para poder projetar exatamente o que dele é esperado.

Concluindo rapidamente, temos, então, que a idéia de Bernt Amadeus Capra pode ser transferida para qualquer situação da vida, qualquer assunto, simplesmente porque tudo é obra de uma inter-relação. E é claro, não dá para deixar de concordar com Marta C. G. Braga que realmente é pirante estar envolvido em uma situação da qual não fazemos noção de tamanha complexidade.

O que aconteceria se a cadeira não fosse feita de partículas que se inter-relacionam? Dá para imaginar?


Written by Tassyana Bernardino

0 comentários:

Postar um comentário